terça-feira, 7 de agosto de 2012

Querigma e Catequese

No processo integral da comunicação do Evangelho devem se distinguir, claramente, dois momentos sucessivos que são complementares e interdependentes.
                                          O primeiro anúncio da Boa Nova: querigma
                                          O ensino progressivo da fé: catequese
Entre querigma e catequese existem relações profundas, mas ao mesmo tempo existem diferenças lógicas que convém indicar para distinguir. Jo 3,15- Cl 3,18-21- Jo 15,9

São seis os temas do querigma:
A- Amor de Deus Rm5,8
B- Pecado Rm3,23
C- Jesus Salvador que morreu e ressuscitou para nos dar vida Rm 5,10 e Jo 3,16-17
D- Fé e conversão Ef2,8 At 3,19
E- Espirito Santo At 2,39
F- Comunidade Rm 12,5

O anúncio do Evangelho deve reunir três características: 
1- Direto a pessoa
2- Atual, hoje, agora
3- Concatenados, unindo e dando sentido aos temas

Devemos ser abertos ao diálogo, atentos, bons ouvintes, acolhedores.

É em nome do nosso pároco Pe... e da comunidade cristã, a Igreja, a nossa paróquia... que estamos aqui. A nossa satisfação é maior, pois foram vocês que buscaram contato com a Igreja. E é essa mesma comunidade que com carinho e amor o (a) acolhe juntamente com sua família para juntos caminharmos no perdão e no amor de Deus. Sim porque Deus ama você infinitamente. Não importa o que você tem feito ou como leva sua vida. Ele apenas espera que você se deixe amar por Ele. Ele ama você porque é seu Pai. Todos nós somos pecadores. Eu e você. E o pecado atrapalha, nos impede de sentir e viver esse amor. A Boa Notícia é que maior que o nosso pecado é o amor e a Salvação que Deus Pai nos trouxe por Jesus Cristo, único salvador. Ele já salvou você. Ele se entregou e morreu por você. Mas ressuscitou, está vivo no meio de nós. Deus espera uma resposta sua de fé e conversão. Creia em Jesus e converta-se a Ele. O Espírito Santo é o amor de Deus e se derrama em seu coração. É maravilhoso viver tudo isso.

Um fato importante é que para viver efetivamente essa beleza, essa bondade de Deus é necessário vir e participar da comunidade, a Igreja onde Deus o chama, espera e acolhe. Bem vindos!

* Esse material foi elaborado por Terezinha Marangoni, responsável pelas missões na paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Está oferecendo as oficinas sobre o querigma nas paróquias que estão implantando o método Catecumenal.
Oficina é aprender, fazendo. No caso do querigma, os participantes tem uma noção básica da diferença entre querigma e catequese, aprendem os passos do querigma e treinam como se estivessem realizando o querigma nas famílias dos catequizandos. Tem sido uma experiência satisfatória. Confira as "Fotos e feitos" em páginas no topo do blog.

Direciono vocês para uma postagem sobre o querigma no blog do Nacional, catequese e Bíblia. Confira  clicando no link abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço favorecerá nossa comunicação. Deixe seu comentário, suas sugestões, críticas construtivas, dúvidas. Caso não tenha uma conta google(gmail), escolha a opção ANÔNIMO, porém não se esqueça de se identificar no final de seu comentário.Volte sempre!