Quem somos

Aspectos históricos
O território abrangido pela Diocese de Franca fazia parte da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Depois de algumas tentativas de constituir a Diocese de Franca, em 1930 e 1942, começou-se, em 1967, a pensar seriamente em promover um movimento em prol da criação de nossa Diocese. Em 1967, estabeleceram-se os primeiros contatos informais com o Núncio Apostólico Dom Sebastião Baggio. A seu conselho foram iniciados os preparativos remotos com a criação de novas Paróquias, principalmente na cidade de Franca. Era Arcebispo de Ribeirão Preto, naquela época, Dom Felício César da Cunha Vasconcellos.
Em 1968, o Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Ribeirão Preto deu o parecer favorável à criação e deliberou, nesta mesma ocasião, o pedido formal à Comissão Episcopal do Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No dia 8 de dezembro daquele ano, por um decreto executado aos 2 de fevereiro do ano seguinte, foi criada a Vigararia Episcopal de Franca, abrangendo os municípios de Franca, Rifaina, Pedregulho, Cristais Paulista, Igarapava, Buritizal, Aramina, São José da Bela Vista, Ribeirão Corrente, Jeriquara, Restinga, Patrocínio Paulista e Itirapuã. Foram nomeados, na mesma ocasião, Dom Bernardo José Bueno Leite Miele, Arcebispo-coadjutor de Ribeirão Preto, como Primeiro Vigário Episcopal, e Dom José Álvares Mácua, Prelado Emérito de Lábrea, como Segundo Vigário Episcopal. No dia 25 de fevereiro foi instalada a Sub-Cúria de Franca, tendo como Chanceler Frei José Pinto Ribeiro OAR e como Procurador Frei Custódio Guimarães de Miranda OAR. Após uma reunião com representantes de todas as Paróquias da Vigararia Episcopal, foi constituída a Comissão Central para a organização do patrimônio, que teve à frente, como presidente executivo, o Dr. Hélio Palermo, Prefeito da cidade de Franca naquela oportunidade. No dia 17 de julho de 1969 adquiriu-se a residência episcopal situada à rua Campos Sales, número 1416. Acolhendo o pedido de várias pessoas foram incluídos no projeto da futura Diocese os municípios de Guará, Ituverava, São Joaquim da Barra, Orlândia, Sales Oliveira e Nuporanga.
Depois de receber do Núncio Apostólico, Dom Humberto Mozzoni, instruções mais precisas para a organização da Diocese, Dom Felício e Dom Miele levaram à Santa Sé o pedido oficial com data de 29 de março de 1970. A criação da Diocese deu-se no ano seguinte aos 20 de fevereiro pela bula papal Quo Aptius. O primeiro bispo Dom Diógenes Silva Matthes, que a governa até o momento, foi nomeado aos 18 de março de 1971 e sua ordenação episcopal foi realizada meses depois, no dia 11 de junho na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. No dia seguinte, em cerimônia presidida por Dom Bernardo José Bueno Miele, tomou posse da Diocese.
Após trinta e um anos de Criação, em abril de 2003, a Diocese de Franca foi contemplada pela nomeação de Frei Caetano Ferrari OFM, então Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. No dia 7 de julho do mesmo ano, o Ginásio Poliesportivo Pedro Murilla Fuentes, em Franca, ficou repleto de fiéis para a ordenação do Bispo Coadjutor de nossa Diocese, pela imposição das mãos dos Excelentíssimos Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes, Dom Arnaldo Ribeiro e Dom Diógenes Silva Matthes.
Aos vinte e nove dias do mês de novembro de 2006, em Concelebração Eucarística iniciada às 7h30, na Capela do Carmelo Santa Tereza e Beata Myriam de Jesus Crucificado, presidida por Dom Diógenes Silva Matthes, com a concelebração de grande número de presbíteros e com a participação de diáconos permanentes, religiosos, religiosas, leigos e leigas, deu-se a leitura da Carta Oficial da Nunciatura Apostólica do Brasil, comunicando a aceitação, por parte da Santa Sé, da renúncia de Dom Diógenes ao governo da Diocese de Franca. Por este ato, assume o governo da Diocese como Bispo Diocesano, o até então Bispo Coadjutor, Dom Frei Caetano Ferrari, OFM.
Na noite do dia 7 de dezembro de 2006, às 19h30, Dom Caetano tomou posse como segundo Bispo Diocesano, em missa celebrada na Sé Catedral Imaculada Conceição, em Franca, na Festa da Padroeira da Diocese, Imaculada Conceição, com a presença de todo o clero. Aos 15 dias do mês de abril foi nomeado o 5º bispo de Bauru e tomou posse aos 31 de maio de 2009 na festa de Pentecostes. Assim a Diocese de Franca ficou pela primeira vez na historia como Sede Vacante. Foi eleito pelo Colégio dos consultores o Administrador Diocesano Monsenhor Jamil Alves de Souza, que do dia  01 de junho até o dia 21 de fevereiro de 2010 administrou juntamente com o Colégio a Diocese.
No dia 31 de Dezembro de 2009 o Papa anunciou o novo Bispo de Franca Dom Pedro Luiz Stringhini que, em solene Eucaristia, aos 21 de fevereiro tomou posse da Diocese. Na festa de posse estiveram presentes vários Bispos, o Cardeal de São Paulo Dom Odilo Sherer, o núncio apostólico no Brasil, e grande multidão de Fieis que encheu o Poli esportivo de Franca.


***************************************************************
Explicação do Brasão Diocese de Franca
Em comemoração ao trigésimo aniversário de criação, a Diocese de Franca ganhou um novo brasão de armas. Projetado pela Chancelaria do Bispado, o emblema traz vários símbolos em seu conteúdo.  



***********************************************************************]

FORANIAS

A Diocese de Franca é formada por cinco foranias. Para cada uma há um padre responsável chamado de vigário forâneo. Os objetivos da diocese estar formada assim são:
• Dinamizar o processo de evangelização na Diocese em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral.
• Fortalecer o processo de comunhão e participação.
• Fortalecer Pastorais, Realidades e dinamizar serviços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço favorecerá nossa comunicação. Deixe seu comentário, suas sugestões, críticas construtivas, dúvidas. Caso não tenha uma conta google(gmail), escolha a opção ANÔNIMO, porém não se esqueça de se identificar no final de seu comentário.Volte sempre!