sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Catequista, faça seu cadastro na CNBB


Quantos catequistas existem  em nossa Diocese? E em nossa Paróquia? E em nosso 
regional? Qual o número de catequistas espalhados por esse imenso Brasil?

A CNBB, refez o programa para o cadastro dos catequistas. Portanto, o anterior foi anulado, pois  não continha todos dados necessários. Sendo assim, os catequistas cadastrados no antigo, deve cadastrar-se novamente no atual.

Com esse, poderemos saber o número de catequistas por regionais, dioceses, paróquias.

Vejam!



Nota da CNBB, por ocasião do ANC em 2009 
No Ano Catequético Nacional, estamos lançando o cadastro dos catequistas com a finalidade de obter dados concretos sobre os/as catequistas, no Brasil: quantos são, onde estão, o que fazem, a quem estão atingindo com a sua presença evangelizadora. Isso tudo, porque ainda não temos um banco de dados da catequese, que possa contribuir na dinamização do nosso trabalho. A partir das informações obtidas teremos condições de elaborar nossos projetos com maior aproveitamento, pois partimos de uma realidade concreta.

É importante que VOCÊ, CATEQUISTA, faça seu CADASTRO, na certeza de que está contribuindo para o crescimento do saber catequético em vista de uma catequese que forma para o DISCIPULADO.

Clique nesse link, 
http://catequistas.cnbb.org.br/ 
faça o seu e se proponha a cadastrar os catequistas de sua paróquia que não tem acesso à internet. Passe o link para os catequistas internautas.
Vamos lá! 
Divulgue essa iniciativa. 
Posso enviar por email o modelo dessa ficha, para preenchimento dos dados dos catequistas que não tem acesso à internet
iccintra@hotmail.com
Imaculada Cintra

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Encontro Diocesano para nossos catequistas!

165 catequistas estiveram reunidos na manhã desse Domingo, 19 de agosto, para mais um encontro diocesano formativo. O tema discutido foi o "ANO DA FÉ", assessorado pelo querido Frei Hélton Pimenta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Foi uma manhã de formação, porém muito mais uma conscientização da importância de se ter um ANO DA FÉ.  Esse encontro  nos servirá de estimulo para novos estudos, pois entendemos um pouco mais da necessidade do Catequista estar dentro dessa nova Evangelização proposta por nossa Igreja. E o Ano da fé está dentro desse projeto da nova evangelização. Porque a Igreja dedicaria um ano de estudo, reflexão sobre a FÉ?  Teremos muito tempo para aprofundarmos sobre isso e aos poucos vamos entendendo o porque das coisas.

Nesse encontro tive a oportunidade de divulgar o projeto da "rede de blogs" proposto pela Comissão da Animação Biblico-Catequética da CNBB. É um projeto viável, porém audacioso. Aceitei ser o agente de comunicação  do nosso regional por acreditar piamente na solidez desse projeto que consiste ligar através dessa ferramenta que é blog , os regionais ao nacional, as dioceses ao regional, as paróquias a diocese, articulando assim a comunicação da Animação Bíblico-Catequética. Usando dessa ferramenta, nossos catequistas terão acesso às informações e formações de uma forma rápida. Além de favorecer a comunicação, interação, partilha, estaremos dentro dessa nova evangelização proposta por nossa Igreja.  Enxergo a rede de blogs como uma grande conquista  para a catequese no geral.

Fiquei feliz de nesse primeiro contato, ter a confirmação de três paróquias que se propuseram a criar seus blogs. Espero em breve ver mais e mais paróquias blogadas.

Amados catequistas, para  entenderem melhor o que foi falado, coloco abaixo um texto sobre  esse projeto,  escrito por Dom Paulo Mendes, arcebispo de Uberaba-MG. Fiquem ligados, ou melhor conectados ao que acontece no nosso Nacional, clicando na barra lateral, no blog  "Catequese e Bíblia", bem como o que vai acontecer, o que está acontecendo no nosso Regional e nas dioceses clicando no blog do Regional SUL 1. Acompanhe também o que  nossas paróquias blogadas andam aprontando.

Vamos ao texto de Dom Paulo, despeço-me agradecendo a escuta e o carinho de todos no encontro de ontem. Grande abraço, façam com que essa boa notícia se espalhe em suas paróquias.

Imaculada Cintra.

* As fotos vocês podem conferir no topo do Blog em Fotos e vídeos...

Rede de comunicação feita através de blogs na catequese

Sinto que estamos dando um passo bastante significativo nos objetivos de nossa catequese. Ela supõe instrumentos eficientes por onde deve passar a Palavra de Deus, e levar os catequizandos ao encontro pessoal com Jesus Cristo. Digo que não bastam apenas os encontros catequéticos, realizados até semanalmente.

Está em andamento a construção de uma rede de comunicação feita através de blogs, pelo iter virtual. A iniciativa conta com o apoio da Comissão Nacional de Animação Bíblico-Catequética da CNBB e a assessoria técnica e a habilidade, nesta área da comunicação, do Joseilton Luz de Oliveira, do Regional Nordeste II.

A ideia fundante é a seguinte: ter um blog nacional, interligado pelo blog de cada um dos 17 Regionais, e cada um destes, interligado com o blog de cada diocese de seu Regional. Assim sendo, formaríamos uma unidade de comunicação, podendo ter acesso seguro aos ricos materiais e iniciativas catequéticas em todo o país.

O mundo da cultura caminha por essa via. Está cada vez mais globalizado, e ligado, através da Internet. Não temos como fugir desta realidade. Temos, sim, que nos adequar, valorizando aquilo que ajuda, com eficiência, no processo da evangelização. Cada Igreja Particular precisa se organizar, favorecendo sua comunicação.

Batizamos os diversos instrumentos na Internet de “ferramentas”. Entre as redes sociais destacamos os blogs, que têm uma potencialidade incalculável, com uma abrangência sem limites. O que for postado vai para o mundo e sensibiliza corações e mentes que nem conseguimos imaginar. Pode fazer um bem muito grande.

Gostaria de parabenizar o Nordeste II pelo trabalho já realizado formando sua rede através da ferramenta blog. Sabemos que a maioria de suas dioceses já está interligada. Que isto seja de estímulo para os outros Regionais. Parabenizo também o Joseilton, seu esforço e empolgamento, grande articulador no Regional.

Como membro da Comissão Nacional de Catequese, tenho esperança e confiança nesse trabalho virtual. Sendo bem articulado, teremos nas mãos uma força e uma ajuda muito grande na catequese, mesmo sabendo que a melhor catequese passa pelo contato humano, pelo aconchego e o calor humano.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a
Animação Bíblico-Catequética



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Querigma e Catequese

No processo integral da comunicação do Evangelho devem se distinguir, claramente, dois momentos sucessivos que são complementares e interdependentes.
                                          O primeiro anúncio da Boa Nova: querigma
                                          O ensino progressivo da fé: catequese
Entre querigma e catequese existem relações profundas, mas ao mesmo tempo existem diferenças lógicas que convém indicar para distinguir. Jo 3,15- Cl 3,18-21- Jo 15,9

São seis os temas do querigma:
A- Amor de Deus Rm5,8
B- Pecado Rm3,23
C- Jesus Salvador que morreu e ressuscitou para nos dar vida Rm 5,10 e Jo 3,16-17
D- Fé e conversão Ef2,8 At 3,19
E- Espirito Santo At 2,39
F- Comunidade Rm 12,5

O anúncio do Evangelho deve reunir três características: 
1- Direto a pessoa
2- Atual, hoje, agora
3- Concatenados, unindo e dando sentido aos temas

Devemos ser abertos ao diálogo, atentos, bons ouvintes, acolhedores.

É em nome do nosso pároco Pe... e da comunidade cristã, a Igreja, a nossa paróquia... que estamos aqui. A nossa satisfação é maior, pois foram vocês que buscaram contato com a Igreja. E é essa mesma comunidade que com carinho e amor o (a) acolhe juntamente com sua família para juntos caminharmos no perdão e no amor de Deus. Sim porque Deus ama você infinitamente. Não importa o que você tem feito ou como leva sua vida. Ele apenas espera que você se deixe amar por Ele. Ele ama você porque é seu Pai. Todos nós somos pecadores. Eu e você. E o pecado atrapalha, nos impede de sentir e viver esse amor. A Boa Notícia é que maior que o nosso pecado é o amor e a Salvação que Deus Pai nos trouxe por Jesus Cristo, único salvador. Ele já salvou você. Ele se entregou e morreu por você. Mas ressuscitou, está vivo no meio de nós. Deus espera uma resposta sua de fé e conversão. Creia em Jesus e converta-se a Ele. O Espírito Santo é o amor de Deus e se derrama em seu coração. É maravilhoso viver tudo isso.

Um fato importante é que para viver efetivamente essa beleza, essa bondade de Deus é necessário vir e participar da comunidade, a Igreja onde Deus o chama, espera e acolhe. Bem vindos!

* Esse material foi elaborado por Terezinha Marangoni, responsável pelas missões na paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Está oferecendo as oficinas sobre o querigma nas paróquias que estão implantando o método Catecumenal.
Oficina é aprender, fazendo. No caso do querigma, os participantes tem uma noção básica da diferença entre querigma e catequese, aprendem os passos do querigma e treinam como se estivessem realizando o querigma nas famílias dos catequizandos. Tem sido uma experiência satisfatória. Confira as "Fotos e feitos" em páginas no topo do blog.

Direciono vocês para uma postagem sobre o querigma no blog do Nacional, catequese e Bíblia. Confira  clicando no link abaixo:




domingo, 5 de agosto de 2012

Escola e XXVI Assembleia da Animação Bíblico-Catequética-SUL1



O Centro Pastoral Santa Fé em São Paulo, acolheu nos dias 17 a 19 de julho de 2012, os participantes que se aprofundaram no tema “Formação nas Escolas Diocesanas de Catequese”, contando com vários assessores, dentre estes, Pe. Eugenio Pessato (Campinas), Pe. Fabio Ernesto (Taubaté), Pe Paulo Gil (Santana), Pe. Geraldo Raimundo Pereira (Lapa) e Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo de Limeira e Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética e nos dias 20 a 22 de julho aconteceu a XXVI Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 com o tema: "Caminho para o discipulado missionário", tendo como lema: "Fala Senhor na nossa voz".


Os participantes foram recepcionados às 18h00 com um jantar e as 20h00 se dirigiram ao auditório onde foram acolhidos pelo Pe. Pelegrino de Rosa Neto (Diocese de Guarulhos), em seguida os subregionais apresentaram um breve resumo sobre os trabalhos desenvolvidos no Estado em relação às catequeses: junto à pessoa com deficiência; com estilo catecumenal e familiar. 

No sábado pela manhã Pe. Paulo Cesar Gil, coordenador do Regional nos levou a vivenciar o tema: “A mística para a caminhada catequética no Regional Sul 1” com base no livro dos Atos dos Apóstolos  8, 26-40, no período da tarde Pe. Marcelo Delcin, Arquidiocese de São Paulo, conversou conosco à propósito do Ano da Fé, que terá início no próximo mês de outubro, convocado pelo Papa Bento XVI. Em seguida, reunidos por sub-regional, elaboramos algumas propostas de ações concretas para serem realizadas nos mesmos e sugestões para o regional durante o Ano da Fé. Os participantes tiveram a oportunidade também de participar de uma animada confraternização repleta de doces e apresentações musicais.

O domingo iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, dc, bispo de Limeira e referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 1, em seguida a catequista-blogueira Imaculada Cintra, da diocese de Franca, apresentou informações sobre o projeto “Rede de Blogs” (desenvolvido pela CNBB), lançando aos presentes o desafio de que todas as dioceses de nosso regional possuam um blog ligado ao blog do Regional, que por sua vez está ligado ao da Comissão de Animação Bíblico-Catequética Nacional (CNBB). 

Os presentes receberam também maiores informações sobre o que serão o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé que será realizado em Curitiba, PR, de 07 a 09 de setembro e o Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral – Regional Sul I que acontecerá nos dias 28,29 e 30 do mesmo mês no Centro Pastoral Santa Fé, SP. O encerramento da XXVI Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética se deu através de uma Celebração de Envio conduzida pela equipe da Diocese de Limeira, que presenteou a todos com uma cruz dourada.
Bruno do Nascimento Caricatti - Diocese de Itapetininga e
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo de Limeira, SP

Catequese, despertar vocacional!

Sabemos da importância da união entre Pastoral Vocacional com a Catequese. Pensando nisso, para o mês de agosto, mês onde celebramos a VOCAÇÃO, a Pastoral Vocacional (SAV – PV)  da diocese de Franca, ofereceu um encontro de motivação/orientação à todos os catequistas que atuam com jovens. Os encontros aconteceram por Foranias, orientados por Pe Adilson Aparecido Fortunato- reitor do seminário diocesano.


Veja a sugestão do encontro elaborado  por ele, clicando no link abaixo:


http://blogs.diocesefranca.org.br/pastoralvocacional/files/2012/06/CATEQUESE-SOBRE-VOCA%C3%87%C3%83O.pdf